terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pela reabertura da Trilha Rubião x Sahy




Há meses que ecoturistas e moradores do Sahy estão sofrendo restrições ao realizarem as suas caminhadas ecológicas na região. Isto porque os proprietários têm fechado o acesso à trilha que dá acesso à localidade de Rubião, situada na Serra do Piloto.

Ocorre que a referida via atravessa uma unidade de conservação da natureza que é o Parque Estadual Cunhambebe (PEC), o qual é uma área de domínio público administrada pelo INEA. Por isso, considero fundamental que seja feito o mapeamento, a definição e a sinalização das trilhas nos percursos Sahy x Muriqui, Rubião x Muriqui e Rubião x Sahy, as quais, por estarem em parte inseridas dentro dos limites do PEC e totalmente no território de Mangaratiba, justificam uma parceria entre o Estado e o Município para a implementação de atividades de ecoturismo.

Devemos considerar a potencialidade econômica do ecoturismo no Município de Mangaratiba que é uma indústria sem chaminés capaz de gerar trabalho e renda para a população local. Se bem planejada, a atividade pode propiciar a abertura de vários negócios na região nas áreas de hospedagem, alimentação, entretenimento e transportes, despertando também o interesse dos nossos munícipes quanto aos cuidados em relação à natureza.

Por esses motivos, apresentei hoje a Indicação de N.º 332/2015, para que o Poder Executivo Municipal busque uma parceria junto ao INEA a fim de reabrir a trilha Rubião x Sahy para a prática de caminhadas ecológicas na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário