terça-feira, 22 de setembro de 2015

O atendimento no Anexo do Hospital Municipal




Na sessão de hoje, apresentei mais duas reivindicações para a área da saúde em Mangaratiba. Uma Indicação, a de n.º 332/2015 pedindo que o Poder Executivo Municipal amplie o espaço da cobertura na área de espera do Anexo do Hospital Municipal Victor de Souza Breves e a outra de n.º 333/2015 solicitando uma contratação de mais psiquiatras para atenderem na unidade.

Como se sabe, no Anexo do Hospital Municipal Victor Souza Breves, a Casa Amarela”, funcionam serviços importantes como os atendimentos nas áreas de Psiquiatria, Neurologia, Psicologia e Fonoaudiologia, os quais são de grande importância para a saúde mental dos nossos munícipes. Porém, devido à grande procura dos pacientes, principalmente nos dias de consulta com os psiquiatras que atendem na unidade, eis que o espaço de espera não tem sido suficiente para abrigar tantas pessoas. Muitas ficam aguardando em pé desconfortavelmente sendo que a situação piora nas ocasiões de sol forte ou de tempo chuvoso. Principalmente se a precipitação pluviométrica é acompanhada de alguma ventania.

Por esses motivos, há que se colocar mais assentos no local e também ampliar a cobertura já existente para que os pacientes, bem como os seus acompanhantes, fiquem abrigados confortavelmente das chuvas e da radiação solar intensa. Aliás, vale lembrar que Câmara já aprovou neste semestre a Indicação de n.º 301/2015, de autoria do vereador Edinho, ocasião em que foi reivindicada a troca das cadeiras na sala de espera da unidade. E nunca é demais ressaltar que os pacientes com distúrbios mentais precisam de um local adequado e acolhedor para serem bem recebidos com tranquilidade.

Outrossim, sabemos que a ampliação da cobertura, ou a colocação de mais assentos no local, não soluciona o problema da fila de espera pois o que de fato precisamos é de um número maior de especialistas para atenderem os pacientes. Por isso, considerando a grande demanda existente na área de psiquiatria e também o fato de que uma consulta não pode durar apenas três ou cinco minutos (o médico precisa ficar mais tempo com o paciente), há que se contratar mais profissionais para atuarem na rede de saúde municipal.




Imagem: Rodrigo P. A. da Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário