terça-feira, 29 de setembro de 2015

Mais postos de informações turísticas





Desde maio, temos defendido a construção de mais centros de orientação aos visitantes no nosso Município, tal como havia feito na Indicação de n.º 164/2015 para que o Poder Executivo Municipal criasse um Posto de Informações Turísticas no Distrito de Conceição de Jacareí. Já na sessão de hoje, a Câmara aprovou as minhas Indicações 339/2015 e 340/2015, respectivamente solicitando idênticas providências para as localidades de Muriqui e do Sahy.

Sabemos que a nossa Mangaratiba possui um incrível potencial turístico até hoje muito pouco divulgado e mal trabalhado. Além das frequentadas praias do continente, possuímos curiosas ilhas, montanhas, florestas, cachoeiras com águas cristalinas, propriedades rurais, prédios e ruínas de inestimável valor histórico. Temos aqui uma parte do Parque Estadual do Cunhambebe, criado através do Decreto Estadual n.º 41.358/2008, com uma área de 38 mil hectares e que abrange não só o nosso Município como também Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí.

Todavia, é preciso desenvolver melhor aquilo que temos a oferecer sendo fundamental haver em todos os distritos serviços de orientação ao turista através de postos de atendimento localizados em lugares visíveis e de fácil acessibilidade pelo público. Assim, além de Itacuruçá e do 1º Distrito (ver fotos acima), entendo que outras localidades, a exemplo de Muriqui, Sahy, Praia Grande, Serra do Piloto e Conceição de Jacareí, poderiam dispor de seus respectivos centros de visitantes ou postos de informações turísticas.

Ora, um posto de informações turísticas, com funcionários bem treinados para atender com qualidade o público, não só divulgaria os produtos e serviços de uma localidade como também os demais lugares para visitação e lazer. Deste modo, além de conhecer melhor as opções de hotéis, pousadas, áreas de acampamento, bares, restaurantes, serviços de guia, passeios de barco, lojas de artesanato e eventos culturais, o turista seria instigado a permanecer por mais tempo na região injetando recursos na nossa economia.

Pelo que se observa, Muriqui é um dos balneários mais frequentados do Município sendo certo que muitos turistas, ao passarem por lá, desconhecem que nós também temos história, monumentos, trilhas ecológicas, praias paradisíacas, cachoeiras e picos para serem percorridos. Por isso, a colocação de um posto de atendimento turístico no 4º Distrito, preferencialmente na Praça João Bondim, torna-se justificável. Já o Sahy, além de estar situado estrategicamente na BR-101, reúne características históricas e ambientais de grande relevância. Assim, a construção de um posto de atendimento turístico nessa localidade deve se situar preferencialmente junto à Rio-Santos para que alcance maior visibilidade da mesma maneira que um pórtico na divisa com o Município de Itaguaí também produziria resultado semelhante.

Buscando o melhor para Mangaratiba, ficamos na espera de que o Poder Executivo possa analisar essas indicações aprovadas pois acreditamos que elas poderão promover o desenvolvimento da nossa economia.


Imagens: Portal da Prefeitura de Mangaratiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário