quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Reivindicações para a Marambaia!




Na sessão da Câmara desta quinta-feira (06/08), foram aprovadas duas indicações de minha autoria para a Ilha da Marambaia. Uma delas, a de n.º 230/2015, solicita uma visita do Centro de Capacitação de Capacitação Profissional (CECAP) à comunidade para verificar quais cursos oferecidos pela instituição podem interessar aos moradores locais. Já outra, que foi a Indicação de n.º 231/2015, pede que seja ampliado o espaço cultural existente na ilha.

Conforme levantado por minha assessoria, durante uma visita feita à Ilha da Marambaia entre os dias 20 e 22 de julho do corrente ano, desde o começo da década que a Prefeitura não tem mais oferecido cursos profissionalizantes na localidade. A Associação da Comunidade dos Remanescentes de Quilombo da Ilha da Marambaia (ARQIMAR) possui uma sala de acesso à internet, mas poucos moradores sabem como usar os computadores! Além da necessidade de um curso de informática, foi constatada a importância de haver também aulas sobre artesanato, culinária, produção de cosméticos, manicure, corte de cabelo e costura. Entretanto, entendemos que o melhor caminho seria a própria Prefeitura ir até à ilha e, de acordo com as disponibilidades do CECAP, ver com os moradores o que seria mais adequado para as necessidades deles.

Outra necessidade observada nesta visita seria a ampliação do centro cultural da Marambaia para que tenhamos ali uma biblioteca, videoteca e um auditório para palestras, visto que seria uma oportunidade para os moradores da ilha se dedicarem mais à pesquisa, se instruírem e se entreterem. No espaço, o qual também é mantido pela ARQIMAR, já existe a venda de artesanatos feito pela população nativa. Entretanto, a Prefeitura poderia investir no local para que mais atividades posam ocorrer ali.

Como informado numa postagem anterior do dia 30/07 (ler o artigo O transporte de estudantes na Ilha da Marambaia), solicitamos ao prefeito Dr. Ruy Tavares Quintanilha, por meio do Ofício n.º 062/2015 de meu gabinete, que o Poder Executivo Municipal preste auxílio quanto ao transporte marítimo de estudantes e moradores na comunidade de Pescaria Velha (sul da ilha). O objetivo principal desta medida seria ajudar na locomoção dos alunos de lá que cursam o ensino médio no Colégio Estadual Montebello Bondim, em Muriqui, considerando que muitas vezes eles acabam chegando na escola com atraso e, depois das aulas, ainda passam o dia inteiro no continente até à segunda partida da embarcação da Marinha de Itacuruçá. E, infelizmente, o governo estadual tem sido omisso quanto à sua obrigação referente ao transporte estudantil.

Além deste requerimento, encaminhei ao Dr. Ruy o Ofício de n.º 063/2015, solicitando ajuda no transporte de material de obra dos descendentes de quilombolas da ilha, os quais, graças a um acordo celebrado na ação civil pública n.º 2002.51.11.000118-2, finalmente obtiveram o reconhecimento de poderem construir as suas residências na Marambaia. Trata-se do primeiro assentamento realizado em área militar, algo inédito no nosso país, em que ficou estabelecida a titulação de cinco espaços coletivos para fins de moradia. Porém, devido à distância em relação ao continente e impossibilidade da embarcação da Marinha carregar grandes quantidades de tijolos, pedras e cimentos, estamos pedindo um apoio social à Prefeitura para que, ao menos umas duas vezes ao mês, faça a entrega desses produtos.



Espero que o Poder Executivo acolha todas essas reivindicações pois são de grande importância para a comunidade da Ilha da Marambaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário