sexta-feira, 12 de junho de 2015

Indicação sobre as ruínas do Sahy




Durante a sessão desta última quinta-feira (11/06), não me esqueci das ruínas do Sahy lembrando de uma antiga reivindicação da comunidade local. Solicitei ao prefeito em exercício, Dr. Ruy Tavares Quintanilha, que proteja melhor esse local de notável valor histórico do nosso município, colocando um isolamento nas ruínas. Para que toda a sociedade de Mangaratiba tome ciência, estou compartilhando a seguir o conteúdo da indicação aprovada ontem em Plenário.


INDICAÇÃO N.º 191/2015


Tenho a honra de  I N D I C A R  ao Exmo. Sr. Dr. Prefeito Municipal de Mangaratiba a seguinte medida em favor de nossa coletividade:

"Que o Poder Executivo Municipal coloque um isolamento protetivo nas ruínas da Praia do Sahy."


J U S T I F I C A T I V A


A Praia do Sahy pode ser considerada como um dos acervos históricos e culturais da mais alta importância para este Município e para o país por guardar em si fontes arqueológicas vivas que percorrem boa parte do nosso passado nas eras colonial e imperial.

Como se sabe, a História de Mangaratiba (e dessas ruínas) vêm do início da ocupação portuguesa do nosso território, passando pelas guerras da Confederação dos Tamoios, pela migração dos nativos Tupiniquins, e, na última fase, pelo hediondo tráfico negreiro quando os povos africanos aprisionados aportavam no local para serem vendidos como mão-de-obra escrava para as lavouras de café no Vale do Paraíba do Sul.

Neste sentido, a restauração das ruínas representa um primeiro e importante passo para o resgate da nossa história bem como para a construção de uma consciência contra o preconceito racial.

Verifica-se que Praia do Sahy, localizada na Baia de Sepetiba, precisa ser melhor protegida da especulação imobiliária, do abandono e do turismo predatório. Através dos recursos tecnológicos do do Google Maps, é possível notar como as áreas contíguas ao Parque Arqueológico do Sahy já estão sendo ocupadas pelos condomínios e por outros empreendimentos imobiliários da região. Tem-se observado o aumento na frequência de banhistas da Praia do Sahy e com isto, os riscos para a integridade das ruínas.

Ao pesquisar o interesse da sociedade civil por essas ruínas históricas, verificou-se a existência de um blogue denominado “Pela criação do Parque Arqueológico do Sahy” que defende a preservação desse rico patrimônio histórico em nosso município, como pode ser lido a seguir:

"O que se busca é resgatar um dos acervos históricos e culturais da mais alta importância para este Município e para o próprio país, já que guarda em si fontes arqueológicas vivas, que percorrem boa parte da história da colonização do país, do reinado e do Império, em particular as tristes passagens do último período da diáspora africana (…) A restauração das ruínas e a constituição de um parque nacional representam um primeiro e importante passo para resgate dessa história e a construção da consciência contra o racismo e a discriminação. A Praia do Sahy se localiza na Baia de Sepetiba, justamente à frente da Ponta da Marambaia, conhecido local de “engorda” de africanos, que conta até hoje com população remanescente. Embora existam indícios de sua utilização no período anterior ao Ciclo do Café foi nesta época que o complexo se notabilizou como local de leilão de africanos escravizados. Inclusive no período pós proibição do tráfego os leilões teriam continuado, tendo sido construída uma rota alternativa para envio dos cativos a certo trecho da Estrada Imperial que ligava Mangaratiba ao Vale do Rio Paraíba e às fazendas de café." (publicado por Bruno Linhares, dia 06/07/2008, em http://parquesahy.wordpress.com/2008/07/06/porque-e-essencial-a-criacao-do-parque-arqueologico-do-sahy/ )

Tanto no referido site como em outros blogues da sociedade civil, tem-se a reprodução dessas relevantes demandas como se pode ler nos documentos em anexo.

Assim sendo, considera-se que a restauração das muradas, a colocação de um isolamento protetivo, a construção de postos de atendimento ao público, a iluminação, a manutenção das trilhas e a construção de equipamentos de apoio seriam medidas inicialmente adequadas afim de que possamos preservar o local para as futuras gerações.

Através de todas estas ações, acredita-se que a depredação do local poderá ser interrompida, garantindo-se condições mínimas e básicas para a ordenação da visitação bem como um posterior desenvolvimento de espaços culturais e turísticos no local.

Considerando que o novo governo de Mangaratiba tem concentrado uma atenção na limpeza e reparos das áreas urbanas do Município, nada mais justo do que incluir algumas melhorias relativas à conservação das ruínas da Praia do Sahy.

Outrossim, a melhor conservação desse espaço pode atrair para o Município um turismo de qualidade podendo gerar oportunidades sustentáveis de trabalho e renda na região contribuindo positivamente para a nossa imagem.

Vale lembrar que, durante a gestão do ex-prefeito, a Câmara Municipal encaminhou à Prefeitura a Indicação de N.º 443/13 de autoria de vereador Edu Jordão, atual secretário municipal de ação social, reivindicando o tombamento histórico e a manutenção dessas ruínas. Porém, além da indispensável restauração, há que se tomar providências que cuidem melhor desse inestimável patrimônio de Mangaratiba e do nosso país.

Ante o exposto, pede-se ao Poder Executivo Municipal que tome as devidas providências afim de que sejam melhor cuidadas as ruínas da Praia do Sahy, por meio de um isolamento protetivo, preservando-se assim a memória história de nossa Mangaratiba.

Sala das Sessões, em 11 de junho de 2015.


José Maria de Pinho
Vereador


Foto: Pela criação do Parque Arqueológico do Sahy

Nenhum comentário:

Postar um comentário