quinta-feira, 18 de junho de 2015

Fitoterapia no SUS




As plantas medicinais e os seus derivados há muito vêm sendo utilizados pela população brasileira nos seus cuidados com a saúde. Principalmente como recurso terapêutico na medicina tradicional indígena, quilombola e diversas comunidades rurais, sendo uma prática popular de transmissão oral entre gerações. Algo que muito timidamente começa a integrar complementarmente os serviços públicos de saúde, conforme os princípios e diretrizes do SUS.

Mangaratiba, assim como quase todos os municípios do país, possui um enorme potencial e oportunidades para o desenvolvimento do setor. Pois, além do conhecimento tradicional associado às plantas medicinais e do antigo costume de uso pela população (algo que não pode se perder), contamos com a rica diversidade de espécies vegetais da Mata Atlântica e significativas áreas disponíveis no meio rural que podem ser utilizadas para o cultivo de ervas.

Assim sendo, a ampliação das opções terapêuticas ofertadas aos usuários do SUS, com garantia de acesso a plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à fitoterapia, constitui uma importante estratégia para promovermos o bem estar da população e a inclusão social. Com este propósito e com vistas à normatização das ações/serviços a ser ofertados na rede pública, pode a Prefeitura desenvolver políticas, programas e projetos para todas as unidades básicas de saúde (UBS) no Município, tomando como exemplo as experiências já obtidas em outras cidades brasileiras, o que a todo momento é divulgado pela mídia.

Vale dizer que, através da Portaria GM nº 886/10, o Ministério da Saúde instituiu a "Farmácia Viva" no âmbito do SUS, com a finalidade de buscar a ampliação da oferta de fitoterápicos e de plantas medicinais que atenda às demandas e às necessidades locais. E, segundo o texto desta norma, cabe à Farmácia Viva realizar todas as etapas, desde o cultivo, a coleta, o processamento, o armazenamento de plantas medicinais, a manipulação e a dispensação de preparações magistrais e oficinais de plantas medicinais e fitoterápicos.

Deste modo, com observância da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF), aprovada pelo Decreto Presidencial nº 5.813/06, que trás diretrizes para o desenvolvimento de toda cadeia produtiva de plantas medicinais e fitoterápicos, creio ser possível desenvolvermos um projeto inovador para Mangaratiba. Algo que não somente beneficiará os pacientes da rede pública local como também pode criar oportunidades incríveis no campo, gerando trabalho e renda para a população rural quanto ao cultivo das plantas que serão usadas nos tratamentos.

Sendo essas ideias bem conduzidas e levadas adiante com seriedade, Mangaratiba pode vir a se tornar até uma referência em fitoterapia no Rio de Janeiro. Através de parcerias firmadas com instituições reconhecidas, a exemplo da Fiocruz, teríamos laboratórios e também importantes eventos na cidade. Pessoas viajariam do Rio de Janeiro e de outras metrópoles para cá em busca de tratamentos alternativos e de baixo custo, o que, por sua vez, pode auxiliar até no desenvolvimento do turismo.

Pensando nessas possibilidades foi que, na sessão desta quinta-feira (18/06), apresentei o Projeto de Lei n.º 14/2015, o qual dispõe sobre a implantação de um Programa Municipal de Fitoterapia na Rede Pública de Saúde em Mangaratiba dando outras providências, conforme o texto normativo a seguir exposto. Esperamos que essa proposição venha a ser aprovada pois é algo de grande interesse dos nossos munícipes.


Texto Normativo:

Art. 1º -  Fica implantado no âmbito do Município de Mangaratiba o Programa Municipal de Fitoterapia na Rede Pública de Saúde.

Art. 2º -  O Programa Municipal de Fitoterapia terá por objetivo incentivar a pesquisa, o cultivo e o desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos para distribuição e uso no Município de Mangaratiba como opção terapêutica bem como em ações educativas pertinentes.

Art. 3º -  Fica o Executivo Municipal autorizado a celebrar convênio com os governos federal, estaduais e com municípios, além de universidades públicas e privadas, órgãos governamentais, entidades não governamentais, associações e entidades de classe, objetivando a implantação do programa no Município de Mangaratiba, bem como o treinamento dos profissionais das áreas afins.

Art. 4º -  Os medicamentos fitoterápicos objeto desta lei serão fornecidos pelo órgão competente do Executivo Municipal, através de farmácia de manipulação própria ou conveniada, com acompanhamento e avaliação permanente por profissionais especializados do Município, de acordo com as boas práticas de manipulação em farmácia, e respeitando as legislações específicas dos órgãos competentes, da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária e do CRF - Conselho Federal de Farmácia.

Art. 5º -  A prescrição dos medicamentos fitoterápicos será de acordo com o protocolo contido no Memento de Fitoterapia, editado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mangaratiba, que contenham informações técnicas referendando o uso terapêutico.

Art. 6º -  O Programa Municipal de Fitoterapia incentivará o desenvolvimento sócioambiental, econômico-cultural, observando nas etapas de pesquisa e cultivo de plantas com poder terapêutico a preservação dos biomas, mananciais, áreas de proteção ambiental, bem como todas as ramificações existentes quanto ao meio ambiente natural que deverá ser preservado.

Art. 7º -  Caberá ao Programa Municipal de Fitoterapia estimular o desenvolvimento econômico regional por meio do fornecimento da matéria-prima, e desenvolver a conscientização da preservação do meio ambiente de forma ampla por meio de ações educativas, respeitando a legislação ambiental nas áreas de cultivo e áreas nativas de plantas com poder terapêutico.

Art. 8º -  Fica o Executivo Municipal autorizado a disponibilizar para autoridades de outros municípios interessados os dados técnicos necessários para implantação do Programa de Fitoterapia, objetivando a ampliação desta opção terapêutica, conforme orientações contidas no Decreto Federal nº 5.813/06 e portarias subseqüentes.

Art. 9º -  O Executivo Municipal regulamentará através de decreto a presente lei no que for necessário para a sua aplicação, no prazo de noventa dias.

Art. 10 -  Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário.


FotoFiocruz 

Nenhum comentário:

Postar um comentário